![](https://imgnzn-a.akamaized.net//2016/06/10/10175056005426.jpg?w=1200&h=480&mode=crop)
Desde “Crepúsculo” e “True Blood”, os vampiros se tornaram o queridinho da galera – tanto que tem gente levando a ideia de beber sangue a sério! Em 2011, por exemplo, um jovem de 19 anos invadiu o apartamento de uma mulher para morder o seu pescoço e sugar o seu sangue. Ele foi preso e disse ser um “vampiro moderno”.
Tirando a parte mórbida da história, será que beber sangue tem algum benefício? De acordo com os médicos, em pequenas quantidades ele não faz mal algum – entenda isso como poucas colheres de chá do líquido vermelho, desde que ele esteja livre de doenças infectocontagiosas. Entretanto, em maiores doses, o sangue pode ser bem tóxico.
O sangue é rico em ferro, que o nosso corpo tem dificuldade para expelir. Por isso, consumi-lo em excesso pode acarretar em overdose de ferro – que pode, inclusive, matar! Isso porque o ferro em demasia pode acarretar em hemocromatose, causando riscos ao fígado, diminuindo a pressão arterial e gerando desidratação. Sem contar que também pode fazer seus pulmões acumularem líquidos e seu sistema nervoso ficar desequilibrado. Vale a pena?
“Eu já bebi e nunca tive problema”
Apesar desses riscos, não é muito difícil encontrar pessoas que juram se alimentar de sangue e que não possuem nenhum problema de saúde. Para elas, a alta quantidade de oxigênio enriquecido com ferro presente no sangue é revigorante! Você teria coragem?
Alguns animais, como certos morcegos, possuem um sistema digestório diferente do ser humano e por isso não sentem nenhum efeito negativo na dieta abundante em sangue. Sem contar que a maioria deles contém um sistema de eliminação do ferro muito mais eficiente do que o do homem, não trazendo riscos à sua saúde.
Então, antes de sair por aí chupando o sangue alheio, saiba que isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde! Vale a pena o risco para alimentar certos fetiches? Acho que não, hein? O melhor mesmo é caprichar na água!